ITL completa 10 anos formando lideranças e gerando soluções inovadoras para os desafios do transporte e da logística
“A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que nós queremos”, dizia Darcy Ribeiro, antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político, que nos deixou em 1997. Em sua vasta biografia, ele se destacou por desenvolver projetos pedagógicos visionários, que procuravam renovar a educação opondo-se aos métodos tradicionais de ensino. Assim como o ideal de Darcy, em 2013, nascia o ITL (Instituto de Transporte e Logística), o braço acadêmico do Sistema Transporte, com a missão de criar formas de pensar e agir, tendo como fio condutor uma educação diferenciada para a construção de um novo setor de transporte.
Ao completar 10 anos, o jovem Instituto já possui números de adulto. Por meio do inovador Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, já foram alcançados números expressivos: 85 turmas abertas, 3.353 gestores formados, 911 empresas beneficiadas e mais de 370 projetos aplicativos apresentados. Trata-se de capacitações amarradas em um caminho planejado para abranger todas as áreas e necessidades do transporte e da logística.
No portfólio atual, são disponibilizados cinco especializações, três certificações internacionais e dois cursos executivos — e há muito mais por vir. Todos são ministrados por instituições de renome mundial, que estão entre as melhores do mundo em seus respectivos segmentos, e são oferecidos gratuitamente para as empresas de transporte associadas ao Sistema CNT. Uma verdadeira universidade do transporte.
O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, explica que o propósito do ITL é qualificar, desenvolver e inovar para tornar o setor transportador mais competitivo. “Temos a incumbência de modificar a gestão das empresas transportadoras, de modo a contribuir para uma melhor tomada de decisões. Ao formarmos os gestores dos mais diferentes modais, estamos construindo soluções inovadoras para responder aos mais variados desafios”, destaca. De acordo com ele, o mundo e o setor de transporte pedem urgência, e a velocidade das transformações requerem o desenvolvimento das habilidades e das competências certas para um transporte mais inovador, tecnológico e assertivo.
Vander Costa frisa que a acirrada competitividade do mercado mostra que investir no capital humano se tornou um dos requisitos fundamentais para as empresas evoluírem diante de um cenário de insegurança. “Vivemos intensamente esse contexto durante a pandemia. Desafios incomuns foram colocados à sociedade e transformaram, de maneira determinante, o transporte. É por isso que as ações do ITL se fortaleceram e levaram para os empresários brasileiros as melhores práticas do mundo dos negócios.”
O diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, afirma que nunca foi tão necessário “pensar fora da caixa”. “Para planejar o futuro e superar os desafios atuais, é preciso ter profissionais capacitados. E o ITL vem cumprindo o seu papel de aperfeiçoar novas lideranças, induzindo soluções inovadoras e discussões estratégicas. Estamos transformando e contribuindo com o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, da economia do país. E são os alunos, em sala de aula, que constroem um setor de transporte ainda mais forte e inovador”, conclui.