notícias

ITL realiza formatura da terceira turma de Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários

Ao todo, foram 35 formandos dos segmentos de cargas e de passageiros, entre os quais, especialistas e gestores das áreas de operação e manutenção

Foi concluída, nessa quarta-feira (30), em Brasília, a terceira turma da Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, oferecida pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovida pelo SEST SENAT. A capacitação foi ministrada pela Deutsche Bahn Rail Academy, organização do Grupo DB (Deutsche Bahn), um dos maiores operadores de transporte multimodal de cargas e de passageiros do mundo.

Essa terceira turma contou com 35 profissionais dos segmentos de cargas e de passageiros, entre os quais, especialistas e gestores das áreas de operação e manutenção. O curso teve a parceria da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias associadas.

Durante o encerramento, o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, destacou que a certificação buscou qualificar os profissionais para garantir mais produtividade, eficiência e redução de custos ao setor. “Esse curso representa mais uma exímia parceria entre CNT, SEST SENAT, ITL, ANPTrilhos e ANTF com a DB. Com essa terceira turma, já são 23 empresas atendidas e 107 gestores capacitados. O ITL está se reinventando, com o propósito de qualificar, desenvolver e inovar para tornar o transporte mais qualificado e competitivo.”

No mês de setembro, os formandos irão participar de uma imersão na Alemanha para conhecer pessoalmente o trabalho realizado pela DB no continente europeu. O diretor global da DB Rail Academy, Heiko Scholz, parabenizou os participantes e a qualidade dos trabalhos apresentados. “Eu participei da avaliação dos projetos que foram resultado de 15 meses de trabalho. Os temas dos trabalhos foram desde a avaliação dos impactos do aumento da carga por eixo até novos sistemas de detecção de áreas danificadas em cabeçotes de trilhos ou melhoria de padrões para investigações de acidentes. Alguns dos trabalhos são excelentes. Estou entusiasmado com a visita de vocês na DB.”

Uma das formandas, Aline Souza, especialista em Gestão de Projetos na MRS, representou a turma e falou sobre a importância da capacitação. “A nossa turma representa praticamente todas as empresas ferroviárias do país, que, durante um ano e três meses de curso, realizaram várias trocas e criaram uma conexão muito forte e um networking importante. A mensagem final é a de que possamos utilizar e aproveitar as conexões e o que foi criado em sala de aula para desenvolver algo novo nas empresas”.

Também participaram da cerimônia de encerramento o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa; o diretor executivo adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; a diretora adjunta da CNT, Fernanda Rezende; o diretor executivo da ANTF, Davi Barreto; o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores; a diretora executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi; e o diretor executivo da DB no Brasil, Peter Mirow.

Fale Conosco

SAUS Q.1 – Bloco J – Entradas 10 e 20 Ed. Clésio Andrade – CEP: 70070-944 – Brasília – DF

modais-transporte