Cursos executivos

Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura

O curso executivo Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura é voltado a profissionais que desejam adquirir conhecimentos para a criação de um ambiente corporativo confiável, com identificação de ameaças e boas práticas de governança que colaborem com processos de compliance, frente à complexidade envolvida nos processos de produção e execução do setor de transporte.

A qualificação faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, e objetiva oferecer subsídios para que diretores, gerentes, consultores e colaboradores que atuam no Departamento de Logística, Governança, Compliance, Jurídico, Recursos Humanos e Licitação, no setor de transporte e logística, tenham uma atuação integrada às boas práticas de governança, compliance e gestão de riscos. O curso é gratuito para os profissionais de empresas vinculadas ao Sistema CNT. O programa do curso foi construído pelas entidades do Sistema CNT juntamente com o IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público), responsável pela qualificação.

Objetivo

Conduzir o aluno ao conhecimento dos principais conceitos e benefícios da governança para o aprimoramento do planejamento e dos sistemas de governança e compliance, provocando uma reflexão sobre como integrar as várias atividades de gestão de riscos em sua instituição e, de forma específica, para o segmento de infraestrutura e transporte.

Público-alvo

Diretores, gerentes, consultores e colaboradores que atuam no Departamento de Logística, Governança, Compliance, Jurídico, Recursos Humanos e Licitação, do setor de transporte e logística.

Instituições parceiras

Estrutura

Carga horária e duração do curso

O curso é formado por três módulos oferecidos na modalidade híbrida, sendo 96 horas de forma presencial e 64 horas com atividades online, somando 160 horas/aula. Em cada um dos módulos, as aulas presenciais acontecerão em quatro dias consecutivos (de segunda a sexta-feira) e ocorrerão na cidade de São Paulo (SP).

O cronograma do curso tem previsão de seis meses (180 dias).

Metodologia

O conteúdo do curso será trabalhado por meio das aulas presenciais e expositivas na plataforma Moodle, complementadas com materiais didáticos para estudo, e por meio de fóruns de discussão para o esclarecimento de dúvidas e para debates sobre temas relevantes ao curso. O aproveitamento dos alunos será avaliado por meio da aplicação de atividades presenciais e avaliações a distância, que serão disponibilizadas na plataforma de ensino.



Em todas as avaliações, serão consideradas a capacidade dos alunos de compreensão dos conceitos-chave do curso e a capacidade de argumentação com clareza, objetividade e fundamentação teórica.

Conteúdo Programático

O curso conta com um total de três módulos:

Módulo I – Governança Corporativa e Compliance – 55 horas;

Módulo II – Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte – 51 horas;

Módulo III – Identificação de Riscos com Ênfase no Transporte – 54 horas.

Módulos e disciplinas

MÓDULOSDISCIPLINAS
I – Governança Corporativa e Compliance
  • Governança Corporativa – elementos históricos, conceitos e cases que motivaram o aprimoramento da governança;
  • Boas práticas e fragilidades de GRC;
  • Compliance e integridade nas instituições.
II – Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte
  • Gestão de Riscos – conceitos e frameworks de gestão de riscos;
  • Identificação e mensuração dos riscos;
  • Riscos típicos do segmento de infraestrutura e transporte.
III – Identificação de Riscos com Ênfase no Transporte
  • Gestão de riscos e indicadores;
  • Identificação e avaliação dos riscos;
  • Processos de gestão de riscos típicos.

 

Corpo docente

Para garantir uma formação especializada e direcionada para resultados, o conteúdo é ministrado por especialistas, mestres e doutores do IGCP com ampla experiência no mercado público e privado.

José Luis Vidal, coordenador do curso, com mais de 25 anos no Setor de Infraestrutura e Logística, especialista em Gestão de Riscos e Tomada de Decisão Financeira pela Universidade de Chicago; em Liderança na Inovação, no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts); e certificado como conselheiro de Administração Experiente (CCA+), no Instituto de Governança Corporativa (IBGC). Participou do Programa de Educação Continuada em Gerenciamento de Risco Corporativo e Curso Avançado para Membros de Conselho de Administração – IBGC, tem mestrado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; possui especialização em Economia Mundial, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto; é engenheiro eletricista formado pela Escola de Engenharia Mauá. É coordenador do Comitê de Infraestrutura e Logística da RGB (Rede Governança Brasil); diretor da Divisão de Logística e Transporte do Departamento de Infraestrutura da FIESP; membro do Conselho de Administração da Santos Brasil S/A.; membro do Conselho de Administração da BEMISA (Brasil Exploração Mineral S/A.); membro do Conselho de Administração da WV Logistics e Consultor Sênior para Relações Governamentais da Norsk Hydro Brasil.

Márcio Medeiros, graduado em Física pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mestre em Economia do Setor Público pela UnB (Universidade de Brasília) e mestre em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Previdência pela Universidade de Alcalá e pela Organización Iberoamericana de Seguridad Social. Atuou como diretor de Administração e Finanças da VALEC e do DNIT, Diretor de Administração do Fundo de Pensão dos Servidores do Judiciário, Assessor-Chefe da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do MPF, Diretor Executivo do Plano de Saúde Plan-Assiste. Atualmente é CFO (Chief Financial Officer) da Ghelere Transportes. Possui a Certificação ICSS voltada a gestores de fundos de pensão, Certificação de Compliance CPC-A, Certificação de Infraestrutura – CP3-P. Além de professor de pós graduação do IBMEC e IGCP, dedica-se ainda à pesquisa e escreve artigos de temas nas áreas de governança corporativa, compliance, gestão de riscos, administração estratégica.

Marcelo da Costa, engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá; MBA pela ESPM; Especialização em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto – Portugal; Especialização em Liderança na Inovação – MIT (Prêmio “Fire Hydrant Award”) e especialização em Gerenciamento de Risco e Tomada de Decisão – Universidade de Chicago. Certificado como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativo na categoria Experiente (CCA+); Membro do Conselho de Administração da: Santos Brasil S.A., Bemisa S.A. e WV Logistics; Consultor Sênior da Norsk Hydro Brasil Ltda e diretor da Divisão de Logística e Transporte do Departamento de Infraestrutura – FIESP, além de coordenador do Comitê de infraestrutura da Rede de Governança Brasil (RGB).

Augusto Nardes fará a Aula Magna de abertura do curso. É embaixador da Rede Governança Brasil e ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Tem formação em Administração, cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, na Suíça, em Estratégia do Desenvolvimento.

Aos profissionais que tiverem uma frequência mínima de 80% e, no mínimo, 60% de aproveitamento no curso será concedida a certificação de participação no curso Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura.

São requisitos para se candidatar ao processo seletivo e participar do curso de Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura:

  • Ser profissional do transporte
  • Exercer cargo de gestão, comprovado por curriculum vitae atualizado, preferencialmente nas áreas de governança, compliance, jurídico, recursos humanos e/ou licitação.
  • Ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC.

O curso é gratuito para os profissionais de empresas que integram o Sistema CNT.

Dicas para inscrição:

Para se inscrever o candidato deverá:

  • Se cadastrar e preencher a ficha de inscrição disponível em https://itl.sestsenat.org.br/#/.
  • Ler, com atenção, o Termo de Compromisso aos Serviços Educacionais, constante no sistema de inscrições, e dar o “de acordo”. A leitura deste documento pelo candidato é de suma importância para o conhecimento das regras, direitos e deveres do participante ao longo da realização do curso.
  • Anexar os documentos solicitados. Obs.: os arquivos deverão ser anexados em formato PDF.
  • Responder o questionário disponível no sistema de inscrição.

O processo seletivo é realizado pelo ITL e mais informações estão disponíveis abaixo, no edital de cada uma das turmas.

 Guia de inscrição passo a passo

Turma com inscrição aberta:

Não existem turmas com inscrições abertas no momento.

LOCAL TURMA DATA DE INÍCIO* DATA DE TÉRMINO
São Paulo/SP Turma 2 11/09/2023 15/12/2023

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