O curso executivo Gestão de Ativos é voltado a profissionais que desejam adquirir conhecimentos para aplicar boas práticas de gestão de ativos físicos, visando maior eficiência operacional, otimização de custos e aumento da vida útil dos ativos utilizados em operações logísticas e de transporte.
A qualificação faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, e objetiva oferecer subsídios para que diretores, gerentes e coordenadores possam desenvolver uma visão estratégica e integrada da gestão de ativos, fortalecendo a tomada de decisão baseada em dados, a alocação eficiente de recursos e a adoção de práticas de manutenção de classe mundial.
O curso é gratuito para os profissionais de empresas vinculadas ao Sistema Transporte e foi construído por suas entidades juntamente com a ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos), responsável pelo processo de qualificação.
Objetivo
Capacitar colaboradores de média e alta gestão das empresas do setor de transportes, buscando ampliar a compreensão sobre o ciclo de vida dos ativos físicos, promovendo maior confiabilidade operacional, redução de custos e aumento da segurança nas operações.
Público-alvo
Diretores, gerentes e coordenadores que atuam nas áreas de Manutenção e Engenharia, Operações, Planejamento e Logística, Financeiro e Controladoria, Gestão de Frotas, Patrimônio e Suprimentos, Infraestrutura, TI e Transformação Digital, entre outros correlatos do setor de transporte e logística.
Instituições parceiras

Estrutura
Carga horária e duração do curso
O curso é formado por cinco módulos, sendo distribuídos em 196 horas presenciais e 04 horas online, com previsão total de 200 horas.
O cronograma do curso tem previsão de 09 meses (270 dias).
Metodologia
O conteúdo do curso será trabalhado por meio de aulas presenciais e expositivas, complementadas por materiais didáticos para estudo e debates sobre temas relevantes ao curso. Os temas e todo o conteúdo programático, aplicações e exemplos em sala de aula são customizados para o setor de transporte.
O trabalho final da trilha e os trabalhos finais de cada curso serão construídos também com aplicações diretas no setor de transporte.
A carga horária online será dividida em quatro encontros online de uma hora para orientação e acompanhamento dos trabalhos e ocorrerá, cada um, um mês após cada semana de aula de acordo com horário definido com a turma.
Conteúdo Programático
O curso conta com um total de cinco módulos para compreensão e aplicação da Gestão de Ativos no transporte e na infraestrutura:Módulos | Tema | CH(p) | CH (EaD) |
---|---|---|---|
Módulo 1 |
|
36h | 01h |
Módulo 2 |
|
40h | 01h |
Módulo 3 |
|
40h | 01h |
Módulo 4 |
|
40h | 01h |
Módulo 5 |
|
40h | |
Carga Horária | 196h | 04h | |
Carga Horária Total | 200h |
Corpo Docente
Para garantir uma formação especializada e direcionada para resultados e aplicação nas empresas, o conteúdo é ministrado por especialistas, com ampla experiência de mercado.
- ANTONIO TADEU PAGLIUSO – Sócio-diretor da Holus Gestão Empresarial e Educacional e da HolusEduc, Mestre em Gestão para a Competitividade, Administrador de Empresas, com MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e University of California (Irvine)
- CLAUDIO SPANÓ - Especialista na aplicação da Engenharia da Confiabilidade, Diretor e fundador da ReliaSoft Brasil
- DOUGLAS LARA – Administrador, especialista em administração executiva; recursos humanos e finanças; empreendedorismo; gestão e administração pública
- FERNANDO CELSO BONATTI - mais de 25 anos de experiência na área comercial em diversos seguimentos, com Sistemas de Gestão das Normas ISO
- HELTON SANTANA - Doutor em Engenharia Industrial com ênfase em Confiabilidade, Riscos e Segurança de Processos; Mestre em Sistemas de Gestão para Segurança de Processos; Engenheiro Mecânico e de Segurança
- JUTER ISENSEE NETO - Engenharia Mecânica pela UERJ, Técnico em Mecânica pelo CEFET-RJ, Mestrado em Engenharia de Produção pela UFF
- MARCELO ARESE - Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho e Analista de Sistemas pela UERJ, especialista em Engenharia de Manutenção pela UFRJ, mestre em Sistemas de Gestão e doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela UFF, Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas.
- MARIA CRISTINA COSTA - Diretora de Operações na Duplo Mais Soluções, certificada no CAMA 2, especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE-UFRJ e em Psicopedagogia Institucional pela PUC-RJ
- THIAGO LOPES SANTOS – Engenheiro Mecânico pela ULBRA, MBA em Gestão de Projetos pela UNINTER e Gestão Empresarial pela FDC
Certificação
Aos profissionais que tiverem uma frequência mínima de 75% e, no mínimo nota 7,0 de aproveitamento no curso será concedida a certificação de participação no Curso Executivo em Gestão de Ativos.
Inscrição e Seleção
Requisitos:
São requisitos para se candidatar ao processo seletivo e participar do Curso Executivo em Gestão de Ativos:- Ser profissional do transporte
- Exercer cargo de gestão, comprovado por currículo atualizado, preferencialmente nas áreas de manutenção e engenharia, operações, planejamento e logística, financeiro e controladoria, gestão de frotas, patrimônio e suprimentos, infraestrutura, TI e transformação digital.
- Ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC.
- Se cadastrar e preencher a ficha de inscrição disponível em https://itl2.sestsenat.org.br.
Inscrição:
O processo seletivo é realizado pelo ITL e mais informações estão disponíveis abaixo, no edital de cada uma das turmas. Consulte abaixo as próximas turmas para realizar a sua inscrição. Inscreva-se aquiPróximas turmas:
LOCAL | TURMA | DATA DE INíCIO* | INSCRIÇÃO | INFORMAÇÕES |
---|---|---|---|---|
São Paulo/SP | Turma 01 | 20/10/2025 | 05/06 a 27/08/2025 | Edital – Turma 01 Cronograma – T.01 |