Imersão em Berlim e Hamburgo marca o encerramento da capacitação oferecida pelo ITL
Nesta semana, um grupo de 24 executivos, gestores e técnicos dos setores ferroviário e metroferroviário brasileiros está fazendo uma imersão na Alemanha, como parte da Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários – capacitação oferecida pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), promovida pelo SEST SENAT e ministrada pela DB Rail Academy, do Grupo Deutsche Bahn.
O módulo internacional encerra a jornada de aprendizagem da terceira turma da Certificação com atividades em Berlim e Hamburgo. Iniciada na segunda-feira (11), a programação inclui aulas e visitas técnicas, nas quais os alunos têm contato com sistemas logísticos e com a infraestrutura de estações e terminais.
Os gestores brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer a sede da DB E&C e a Estação Central de Berlim, a maior estação ferroviária de interseção em múltiplos níveis da Europa. Também assistiram a palestras sobre temas diversos, como manutenção de trens de longa distância; gestão eficiente de ativos; e gestão automatizada.
Além da etapa alemã, o curso está estruturado em sete módulos presenciais, realizados em Brasília (DF), totalizando 420 horas de atividades. A ementa abordou aspectos como: infraestrutura ferroviária e manutenção; sistemas ferroviários; segurança; material rodante; economia; gestão e liderança.
Para o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, que integra a comitiva na Alemanha, a certificação proporciona uma experiência única aos alunos. “Estou certo de que essa certificação internacional traz importantes contribuições para o modal ferroviário e vai ajudar as empresas brasileiras a se adaptarem às mudanças relacionadas aos novos desafios globais que envolvem o segmento”, acrescenta.
Também estão na Alemanha, para participar do encerramento da certificação, Felipe Queiroz, diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); Tiago Veras, gerente executivo de Desenvolvimento do Transporte na CNT; e Anitra Pirene, técnica do ITL.