notícias

ITL conclui quarta turma da Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Cerimônia de encerramento foi realizada nessa quinta-feira (12), em Belo Horizonte

O ITL (Instituto de Transporte e Logística) encerrou 2024 com a formatura da quarta turma da Especialização em Gestão de Recursos Humanos. A solenidade, realizada nessa quinta-feira (12), em Belo Horizonte (MG), reuniu 40 gestores de recursos humanos de empresas de transporte que concluíram o curso.

A pós-graduação integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. Ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral), reconhecida como uma das melhores escolas de negócios do mundo, a especialização é voltada a gestores de recursos humanos de empresas de transporte associadas ao Sistema Transporte.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Fetcemg (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais), Sérgio Pedrosa; da diretora adjunta do ITL, Eliana Costa; e da gerente executiva de Recursos Humanos do Sistema Transporte, Daniele Martos. Pela FDC, participaram do evento o diretor da pós-graduação, Bruno Fernandes, e a gerente de projetos, Mônica Côrtes.

Em sua fala, Eliana Costa fez um balanço das atividades do ITL. “Tivemos, neste ano, a conclusão de oito turmas de pós-graduação iniciadas em 2023. Atualmente, contamos com outras 13 em andamento. Já em janeiro, daremos início às novas formaturas. Os trabalhos de conclusão desta quarta turma demonstraram um elevado nível acadêmico”, afirmou.

A diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, anunciou que, para 2025, o Instituto planeja lançar quatro novos cursos: ESG, Gestão de Ativos, Inovação e Sucessão Familiar. Além disso, o ITL dará início a mais 13 turmas no próximo ano. Durante a solenidade, ela também anunciou que haverá, no próximo ano, mais uma edição do encontro da Rede Alumni do Transporte. O projeto tem como objetivo reunir ex-alunos e alunos do programa de capacitação do ITL, promovendo a troca de experiências e o constante aperfeiçoamento profissional. “Será uma oportunidade para apresentar os trabalhos de vocês e concorrer ao Prêmio Inova”, destacou.

O presidente da Fetcemg destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento do setor. “Os cursos têm mostrado resultados significativos, com projetos cada vez mais robustos e abrangentes. Essa evolução transforma o perfil das pessoas, das empresas e das entidades representativas. Estamos acompanhando essa mudança acontecer. É um tema extremamente relevante, especialmente porque as novas gerações estão assumindo posições de liderança nas empresas e enfrentando desafios inéditos”, concluiu Sérgio Pedrosa.

Teoria e prática

Os trabalhos de conclusão apresentados abordaram temas variados e relevantes, como a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no setor, o uso de inteligência artificial por empresas transportadoras e a prevenção de acidentes no transporte rodoviário de cargas (TRC), entre outros.

“Agora é o momento de dar início a um novo ciclo: colocar em prática esse conhecimento em benefício de suas carreiras e das organizações onde atuam”, afirmou Bruno Fernandes. Já a gerente da Fundação Dom Cabral, Mônica Côrtes, destacou: “Os trabalhos contemplam três dimensões fundamentais: a profissional, a pessoal e a social”.

A Especialização promove uma abordagem contemporânea para a gestão de recursos humanos, posicionando-o como catalisador de mudanças no mindset organizacional. O foco está na geração de resultados por meio de profissionais que adotam novas formas de pensar, sentir, agir e interpretar o mundo ao seu redor.

Representando os formandos, a oradora da turma, Lorene Machado, da VLI Logística, expressou sua gratidão aos professores, à Fundação Dom Cabral, ao ITL, ao SEST SENAT e, especialmente, às empresas em que os alunos trabalham. Ela destacou o impacto da conclusão do curso na trajetória profissional e pessoal de todos. “Esse é um conhecimento que nos transforma como pessoas e como profissionais. No ambiente de trabalho, fortalecemos valores culturais, e, se hoje estamos aqui, é graças às organizações que nos apoiaram e permitiram que realizássemos essa formação”, afirmou.

Fale Conosco

SAUS Q.1 – Bloco J – Entradas 10 e 20 Ed. Clésio Andrade – CEP: 70070-944 – Brasília – DF

modais-transporte