A abertura oficial foi realizada nesta quarta-feira (25) e contou com aula magna realizada pelo ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes
Um dos grandes desafios dos gestores da atualidade é criar um ambiente corporativo confiável, com a identificação de ameaças e boas práticas de governança que colaborem com processos de compliance frente à complexidade dos processos de execução do setor de transporte. Sob essa premissa, foi realizada, nesta quarta-feira (25), a abertura oficial do Curso Executivo em Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura.
Ao longo desta semana, está sendo realizado, na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF), o primeiro módulo presencial da capacitação, que reúne 40 alunos de todos os modais do transporte. O curso integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, ofertado pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).
Ministrada pelo IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público), a capacitação busca apresentar os principais conceitos e benefícios da governança para o aprimoramento do planejamento e dos sistemas de compliance, provocando uma reflexão sobre como integrar as várias atividades de gestão de riscos em sua instituição e, de forma específica, para o segmento de infraestrutura e transporte.
Durante a abertura oficial, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou que o curso é resultado de um diagnóstico realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que identificou os principais riscos do setor de transporte. “Vivemos em um momento que exige transparência e integridade. Isso é parte fundamental do compliance. O papel do Sistema Transporte é ser um indutor, despertando o interesse das empresas por governança e sustentabilidade. No entanto, cabe a cada empresa implementar essas práticas de forma efetiva; e esse curso também tem esse propósito”, ressaltou Vander Costa.
Aula magna
De forma virtual, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes proferiu a aula magna, momento em que parabenizou os alunos e falou sobre a situação da infraestrutura do país e a necessidade de gerenciamento de recursos para resolver os problemas. “O Brasil precisa investir R$ 340 milhões até 2038, para se igualar às 20 melhores infraestruturas do planeta. E nós estamos investindo cerca de 1,55% do PIB, muito aquém dos 8% que a China investe, bem como da Índia, que aplica 5%. O Brasil já está em colapso, em algumas regiões. Depois do que aconteceu no Rio Grande do Sul, ficou claro que não tínhamos, na estrutura da Defesa Nacional, uma boa governança”, destacou Nardes.
O ministro terminou sua fala lançando um desafio aos participantes do curso debaterem: “Para onde vai a governança da infraestrutura? Para onde vão os caminhos e as estradas diante das mudanças climáticas que podem afetar ou já afetaram diferentes regiões do nosso país?”.
Na mesma linha de pensamento do ministro Augusto Nardes, o professor do IGCP José Luís Vidal ministrou, na sequência, uma palestra aos alunos sobre transição energética, mudanças climáticas e os impactos na infraestrutura de transporte.
Setor comprometido
Também participaram da abertura do curso executivo o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa; a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende e o diretor de novos negócios do IGCP, Henrique Farinon.
Na oportunidade, Eliana Costa apresentou o Sistema Transporte e as iniciativas das três casas – CNT, SEST SENAT e ITL – em prol do desenvolvimento do setor. Ela destacou que o desenvolvimento do transporte brasileiro está no centro da atuação da Instituição. “Nós temos um grande projeto, que é transformar o setor de transporte. Acreditamos que, só por meio da educação, podemos fazer isso de maneira efetiva e próspera e pensando, principalmente, no futuro das nossas empresas”, afirmou.
Nicole Goulart, por sua vez, ressaltou que o SEST SENAT está à disposição para atender às demandas das empresas e capacitar os profissionais do setor e da sociedade como um todo. “Quando a gente fala em governança e compliance no transporte, nosso maior objetivo é que vocês levem as boas práticas para as empresas a fim de garantir dois aspectos que são fundamentais para nós: integridade e sustentabilidade.”
Sobre o curso
O Curso Executivo em Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura é formado por quatro módulos, distribuídos em 160 horas presenciais e 40 horas online, com a previsão total de 200 horas. O cronograma do curso tem a previsão de seis meses.
Nos primeiros dias da capacitação, os alunos já aprovaram a metodologia. “A gente tem acompanhado, nas aulas, como o conteúdo é colocado com uma leveza que ajuda a gente a absorver e, posteriormente, implantar nas empresas. O método do curso está sendo excelente, mostrando uma visão prática das empresas, com exemplos que temos no dia a dia e que vão facilitar a implantação”, finalizou Manoel Marinho, diretor institucional e de Novos Negócios do grupo MobiBrasil.