Durante esta semana, 32 executivos, gestores e técnicos do setor aquaviário brasileiro participam, em Roterdã, na Holanda, do módulo internacional que encerra a primeira turma da Certificação Internacional em Gestão do Transporte Aquaviário e Integração Multimodal, do ITL (Instituto de Transporte e Logística). A programação é marcada por aulas e visitas técnicas, nas quais os alunos têm contato com logísticas portuárias e infraestrutura hidroviária e de navegação que são referência mundial.
Inédito no país, o curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, e é ministrado por duas das maiores instituições de ensino de transporte aquaviário do mundo: a STC Internacional (Shipping and Transport College) e a Erasmus UPT (Eramus Centre for Urban, Ports and Transport Economics).
Ao longo de nove módulos, o curso abordou aspectos como infraestrutura, logística, sistemas de transporte, tecnologia, gestão e tomada de decisão com foco em operações intermodais.
Para o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, que está em território holandês, a certificação contribui para o desenvolvimento do segmento no Brasil. “Estou certo de que essa certificação internacional aporta importantes contribuições para o setor aquaviário e traz necessárias respostas às tendências globais e às mudanças relacionadas às habilidades para lidar com os novos desafios.”
Vander Costa afirma que a capacitação confere um grande diferencial competitivo para cada aluno.
Também estão na Holanda, para participarem do encerramento da certificação, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, e a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa.