O MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela ESPM. Tem como objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea de negócios do transporte, com sólidos conhecimentos das ferramentas de marketing e comunicação digital.
A pós-graduação é regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação), conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996). O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. O programa tem como objetivo preparar profissionais das empresas de transporte para atuarem nas áreas de marketing e comunicação. A especialização é gratuita e voltada para empresários, executivos e profissionais de marketing, comunicação, vendas e tecnologia da informação das empresas de transporte associadas ao Sistema Transporte. O currículo do MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte foi idealizado considerando o pensamento prático do mundo dos negócios. As aulas serão ministradas na cidade do São Paulo/SP. O início está previsto para agosto deste ano.Objetivo
Desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, aptos a planejarem e gerenciarem ações inovadoras e relevantes de marketing na era digital em empresas transportadoras e empresas que têm a área de supply chain como relevante na performance do seu negócio.
Público-alvo
Empresários, executivos e profissionais de marketing, comunicação, vendas e atendimento ao cliente das empresas de transporte associadas ao Sistema Transporte, que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do marketing estratégico e da comunicação digital
Estrutura
Carga horária e duração do curso
O curso tem carga horária total de 380 horas – 320 horas de atividades presenciais e 60 horas de atividades online. As aulas na modalidade presencial serão realizadas de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 18h, e ocorrerão com intervalo de 45 dias. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 18 meses.
Metodologia
Serão realizadas exposições participativas, conjugando o referencial teórico com as melhores práticas, visando estimular a reflexão e o espírito crítico-analítico dos participantes com relação à sua realidade profissional e organizacional. O programa ainda foi construído para promover a discussão de casos e situações reais, sobretudo aquelas relacionadas ao contexto dos participantes, com leitura orientada de textos pré-selecionados. O programa permite aprofundamento customizado, através de estudos de caso, construção de projetos. O material do curso será disponibilizado no Canvas (plataforma educacional utilizada pela ESPM). No plano pedagógico das disciplinas serão contemplados exemplos e casos de empresas de transporte.
Conteúdo Programático
O curso está estruturado em 4 módulos presenciais, realizados na cidade do São Paulo/SP, que totalizam 380 horas.
Módulos e disciplinas
MÓDULOS | DISCIPLINAS |
Encontro I | Fundamentos da Estratégia de Marketing Inteligência Competitiva de Mercado – Análise e Diagnóstico |
Encontro II | Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Plano de Negócios Branding na era Digital |
Encontro III | Marketing de Serviços Novos Modelos de Negócios aplicados ao Setor de Transporte |
Encontro IV | Planejamento e Gestão em Marketing Digital Comportamento do Consumidor na era Digital |
Encontro V | Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo Planejamento e Gestão de Mídia: On e Off-Line |
Encontro VI | Redes Sociais e Marketing de Influência Inteligência Artificial, Tecnologia e Growth Marketing |
Encontro VII | Análises Digitais Negociação e Gestão de Vendas no Setor de Transporte |
Encontro VIII | Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance CRM Marketing de Relacionamento e Estratégias de Fidelização do Clientes Apresentação do TCC – Trabalho Final |
Certificação
O curso é uma pós-graduação lato sensu regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), conforme a Lei de Diretrizes e Bases n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Fará jus ao certificado do MBA em Gestão Estratégica de Marketing com foco em Supply Chain e Transporte o(a) participante que obtiver uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), conforme a resolução do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior CNE/CES n.º 1, de 8 de junho de 2007. Também é necessária aprovação com pontuação mínima de 7,0 (sete) pontos no processo formal de avaliação de aprendizagem, em cada disciplina. O(A) participante que não obtiver a frequência mínima ou a pontuação mínima em qualquer disciplina terá que realizar a sua reposição, de acordo com as condições oferecidas pela instituição ou arcando com os respectivos custos.
O aluno só poderá compensar no máximo 3 (três) disciplinas, estando automaticamente reprovado caso esse número seja maior.
Inscrição e Seleção
São requisitos obrigatórios para se candidatar ao processo seletivo e participar do MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte:
- Ser um(a) profissional do setor de transporte.
- Tempo mínimo de 3 (três) anos como empresário(a), executivo(a), profissional de marketing, comunicação, vendas, atendimento ao cliente ou tecnologia da informação, devidamente comprovado em curriculum vitae e declarado na ficha de inscrição online.
- Ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC.
- Cadastrar-se e preencher a ficha de inscrição, disponível em: https://itl.sestsenat.org.br/#/.
A especialização é gratuita e voltada para profissionais das empresas de transporte associados ao Sistema Transporte.
Inscrição
Turmas com inscrições abertas:
LOCAL | TURMA | DATA DE INíCIO* | INSCRIÇÃO | INFORMAÇÕES |
---|---|---|---|---|
São Paulo/SP | Turma 02 | 12/08/2024 | 29/04/2024 até 14/07/2024 |
*Datas previstas para início. Qualquer alteração será previamente divulgada.–>
Turmas em andamento
LOCAL | TURMA | DATA DE INíCIO* | DATA DE TÉRMINO |
---|---|---|---|
Rio de Janeiro/RJ | Turma 1 | 12/12/2022 | 07/06/2024 |