Notícias

Ferramenta de transformação

No Grupo JCA, holding de um grupo brasileiro de transporte rodoviário de passageiros, cargas e turismo, que engloba as empresas Auto Viação 1001, Rápido Ribeirão Preto, Auto Viação Catarinense, Rápido Macaense, Viação Cometa, Metar Logística, Expresso do Sul, Opção Turismo, SIT (Sistema Integrado de Transporte) e Barcas S/A, isso é uma realidade.

Na entrevista abaixo, o gerente-executivo de manutenção do Grupo, Júlio Scalisse, afirma que desenvolver mecanismos de gestão estratégica da comunicação, como os apresentados nos cursos promovidos pelo SEST SENAT e coordenados pelo ITL, possibilita alcançar resultados mais significativos nas empresas.


Em um mundo em constantes transformações, a comunicação pode servir como instrumento de inovação para o setor do transporte?

A comunicação é essencial para a inovação do setor. Com ações de comunicação, conseguimos estreitar o relacionamento com o cliente e aprimorar os nossos serviços. Além disso, a comunicação interna nos auxilia para o melhor fluxo de informação com os nossos times.

Como a gestão da comunicação auxilia a organização na busca por resultados?

Em nossa organização, acreditamos em uma comunicação clara e efetiva. Acreditamos que quanto mais claras as metas e melhor forem desdobrados os objetivos nos diferentes níveis organizacionais, mais sucesso a organização terá por meio do alinhamento contínuo da organização. Prezamos por um ambiente de alta performance e contamos com os conhecimentos e habilidades de todos os colaboradores.

Como o gestor deve atuar e quais as ferramentas utilizadas para garantir uma boa comunicação com o público interno e externo?

O gestor deve atuar como uma bússola orientadora no que tange a aspectos de gestão da informação. Deve ser exemplo para a equipe em relação a aspectos técnicos e morais. Em relação a ferramentas, temos um departamento de marketing que nos auxilia no plano diretivo de comunicação interno e externo. Temos ainda um sistema de gestão que corrobora para que as informações cheguem desdobradas nos diferentes níveis organizacionais. 

Como a JCA utiliza a comunicação para aproximar os líderes dos colaboradores e também se aproximar dos clientes?

Existem diversas ferramentas que monitoram o nível de satisfação dos clientes e o quão aderente está a sua percepção em relação ao nosso desempenho. Temos um longo caminho a percorrer, mas já sabemos onde estamos e onde queremos chegar. Temos uma equipe específica para esse processo. Para nos aproximarmos dos clientes, temos um evento que chamamos de JCA Temporada, que tem a intenção de conectar os colaboradores de back office com o momento da verdade do cliente. No âmbito interno, o nosso sistema de gestão colabora fortemente por meio da realização de reuniões diárias em todas as áreas que batizamos de daily follow up.

Qual a importância dos cursos de especialização oferecidos aos gestores do transporte?

Considero importantíssimo o modelo criado pelo Sistema CNT. A capacitação está colaborando para colocar o nosso setor em um nível diferente de maturidade. Hoje, no Grupo JCA é notório o desempenho dos profissionais após o treinamento.