Notícias

Apple libera populares serviços de mapas no sistema de bordo veicular CarPlay

Usuários do mundo inteiro já podem testar o iOS 12. A próxima versão do sistema presente em iPhones e iPads está em fase experimental, e quando chegar à edição final, trará uma novidade que muito interessa ao setor transportador: a presença de aplicativos de terceiros no CarPlay, o sistema de bordo da Apple.

O CarPlay vem de fábrica junto com diversos veículos à venda no Brasil. Ao conectar o telefone a ele, a tela sensível ao toque se transforma em uma central de controle que replica as informações do iPhone. Até agora, o CarPlay traz o sistema de navegação nativo da fabricante, chamado de Apple Mapas. Com a modificação, os populares serviços do Waze e do Google Maps poderão ser utilizados.

A novidade representa uma mudança profunda na forma como a companhia lida com apps de terceiros dentro da cabine do carro. Além disso, novamente traz à tona dúvidas sobre a segurança de manusear sistemas informatizados enquanto o motorista está ao volante.

A desatenção no trânsito foi objeto de um estudo que a Organização Mundial da Saúde divulgou no início da década. O documento cita a distração cognitiva como um dos sintomas enfrentados por condutores que interagem com equipamentos eletrônicos. Há queda de desempenho na direção do carro, com tempo maior de resposta para situações emergenciais.

As evidências levam a crer que os aparelhos que evitam o contato direto com o telefone não tornam a direção mais segura, uma vez que a desconcentração cerebral tem o maior impacto na performance do motorista. “Usar um celular em hands-free [sem a interação manual] pode ser tão provável de causar um acidente quanto usar um celular hand-held [com interação manual]”, aponta o estudo.

Enquanto isso, a empresa da maçã defende a tecnologia veicular. O site oficial diz que o CarPlay “é uma maneira mais inteligente e segura de usar o iPhone no seu automóvel”. Ao apresentar os aplicativos disponíveis para o motorista e passageiros, a companhia afirma que “foram recriados para serem usados sem distrair seus olhos ou ocupar suas mãos”. O comando de voz tem papel importante nesta promessa.

O CarPlay está atualmente em 400 modelos vendidos em diversos países. Já o iOS marca presença em 1 bilhão de dispositivos móveis pelo planeta. Parcela deles vai receber a versão 12 em setembro, com direito à compatibilidade com Waze, Google Maps, Here e outros aplicativos diretamente no console do carro.